Top News

4 filmes sobre intercâmbio e imigração

0
Share

Resgatar o ânimo para o planejamento da mudança de país, ficar atenta aos lugares pra visitar quando chegar ao destino, sacar um pouco mais sobre a cultura, se distrair… Filmes são ótimos pra se preparar para uma mudança.

Se tem uma temática que eu adoro, desempata qualquer dúvida e economiza horas de indecisão é a do intercâmbio e imigração.

Considerando fases da vida, situações, origens e destinos diferentes, essas são as minhas dicas pra uma maratona temática!

Albergue Espanhol (L’auberge Espagnole)

Esse é o primeiro de uma das minhas sequências francesas favoritas. Um estudante de economia, vai parar em Barcelona por conta do Erasmus, mesmo sem falar um A de espanhol ou catalão.

É leve, engraçado, romantiquinho… tem aquela coisa meio loucuras da juventude e mesmo assim me fez pensar muito sobre o que eu esperava da minha própria vida nas várias vezes em que assisti.

As continuações (Bonecas Russas e O Enigma Chinês) já contam outra fase da vida do personagem principal, mas também envolvem mudanças e viagens. Pra inspirar em vários sentidos!

Curiosamente, eu já perdi a conta de quantas vezes vi os 2 primeiros – mas nunca consegui encontrar o último para alugar, nem na Google Play, nem no Itunes.

Perdendo o Norte (Perdiendo el Norte)

Por conta da crise econômica na Espanha, dois amigos resolvem imigrar para a Alemanha – também sem falar uma palavra do idioma.

Eu assisti esse filme quando já vivia em Portugal e apesar dele ter sido lançado 4 anos antes, me pareceu extremamente atual. Apesar de não ser dos meus favoritos, acho interessante como o filme mostra que imigração pode ser delicada pra todo mundo – não só pra quem vai do Brasil para outros países.

Despachado para a Índia (Outsourced)

Um gerente de central de atendimento americano é transferido para a India com a tarefa de treinar o seu substituto, quando a empresa para a qual trabalhava resolve mudar a operação de país.

O filme sai da referência EUA-Europa e aborda as diferenças culturais, além de levanta reflexões sobre os modelos de terceirização utilizados por muitas empresas.

Bem-vindo a Marly-Gomont (Bienvenue à Marly-Gomont)

Mais uma comédia sobre mudança e resiliência. Desta vez, em família e com discussões mais profundas em seu enredo.

Aqui, vemos Seyolo Zantoko, médico congolês, abrir mão de um trabalho importante em seu país e mudar-se com esposa e filhos para um pequeno vilarejo francês onde há apenas moradores brancos.

A história é baseada na vida do pai do rapper Kamini, um dos co-autores.

Imagem: Christian Wiediger via Unsplash

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *