Top News

10 cafés para visitar em Aveiro – que não são o McCafé

0
Share

Ainda era madrugada quando chegamos em Aveiro e o nosso check-in só poderia ser feito após às 14h. Ou seja, teríamos que arrumar algum lugar para matar o tempo.

Como a gente veio pra cá meio de plano “H”, na aventura e sem 1/10 do planejamento (depois de todo o planejamento ter ido pelo ralo), lá fui eu para o Google. Jurava que encontraria muitas dicas de cafés para conhecer por aqui.

O único café em Aveiro do qual já tínhamos ouvido falar só abriria às 10h.

Primeiro resultado: “os 10 melhores cafés em Aveiro”. Cliquei animada!

*Pausa dramática*

Então descobri que o McCafé era um deles…

*Desespero*

Como assim uma cidade tem tão poucos cafés que o McCafé entra nos “10 melhores”?
Isso seria um problema, se a gente ficasse para morar. Eu não sou a maior fã/entendedora da bebida, mas eu amo esse tipo de espaço. Eu necessito deles por perto.

Acontece que Aveiro é o paraíso das cafetarias bonitinhas, como acabamos descobrindo em nossas andanças. Então, abracei esse post como missão.

Questão de honra.

Se eu tivesse criar um site/blog com apenas esse texto na vida, que fosse.


1. Monlou

O Gustavo descobriu o Monlou por acaso, quando ainda estávamos pensando na ideia de voltar para Portugal por Aveiro.

Na hora, ele sacou que eu ia gostar e já me passou o insta. Esse virou o primeiro da minha listinha de cafés para frequentar.

Saiu melhor que a encomenda. A Lila e o Sérgio, donos, são super simpáticos, o atendimento é excelente, o preço é justo e o lugar é bonito e confortável.

Já voltamos muitas vezes e ainda não descobrimos nada que não gostássemos no cardápio. Mas o brownie de chocolate, o bubble waffle (foto) e o capuccino de Nutella são nossos favoritos.

Nos dias mais quentes, os smoothies e frapés caem muitíssimo bem.


2. Espaço Criativo Biscoito

Como o próprio site descreve: Um Espaço Criativo e um Café de Época. Esse é o Biscoito, que fica em uma esquina fofa e perfeitamente localizada: perto do centro histórico, mas não no meio do burburinho.

Para além dos cafés, chás e outros quitutes, o lugar tem trilha sonora boa (que conta muito pra mim!) e decoração que enche os olhos.

Eventualmente, rolam brunches e também workshops – se você mora ou pretende se instalar em Aveiro, vale acompanhar a programação.

Outro ponto legal é que é vegan friendly – aliás, Aveiro parece acolher bem esse público.


3. Mercatu

O Mercatu é um Smooth Bar, mas é um dos lugares em que eu gosto de tomar café. Então cabe na lista, né?

Parada interessante pra quem está turistando, fica do lado de fora do Mercado Manuel Firmino.

A esplanada é perfeita para curtir uma tarde de sol olhando o movimento de um dos principais canais de Aveiro.

Curiosamente, no dia em que resolvemos parar para conhecer, estava nublado. Mas fomos conquistados por mais um brownie delicioso, um capuccino muitíssimo bem preparado e uma música ambiente de massagear os tímpanos. Um lugar que toca Billie Holiday vai ter o meu amor pra sempre.

E sim, por pouco, esse post não ganha o título “Um capuccino e um brownie: o roteiro das cafetarias de Aveiro”.


4. Chá & Bolachas

Também no Mercado Manuel Firmino, só que mais para o canto, você encontra o Chá & Bolachas. Esse cantinho gostoso, com vários livros e decor com jeitinho artesanal.

O capuccino de chocolate foi aprovado, mas o ponto forte pra gente são os bolos e tortas autorais. Esse de batata-doce com ganache e avelãs (foto) estava com uma cara tão boa, que acabei pedindo uma porção meio-a-meio (adivinha do que brownie era a outra metade da porção?)

Pois é! É possível pedir meio pedaço de 2 bolos diferentes que você queira – escolher entre comidas gostosas é muito difícil e é reconfortante saber que há um lugar que me entende!

O Chá e Bolachas virou parte da nossa rotina e pelo menos uma vez por semana acabamos indo até lá. Já provamos boa parte do cardápio – das tostas aos scones. E a cada vez que vamos, a Ester ainda nos surpreende com um sabor novo.

Aliás, a Ester, proprietária e artista por trás dos quitutes, merece um comentário a parte: extremamente acolhedora, simpática e dedicada, desse tipo de gente de conversa gostosa e dicas boas pra compartilhar.

View this post on Instagram

Nosso projeto “288337 cafetarias para frequentar em Aveiro, que não são o Mc Café” segue firme. Semana passada, conhecemos o Chá & Bolachas e adoramos! Atendimento bom, mocha (foto) bem servido e tem um bolinho (ao fundo) de batata doce fora de série – e olha que aqui somos criteriosos porque menino @gustacarneiro foi criado por uma senhora boleira e já teve loja de bolos com ela! A decoração do lugar é cheia de detalhes mais artesanais e também enche os olhos. Eu tinha dado essa dica nos stories no dia, mas fica registrado aqui também! 📸@ericaminchin #voojuntoemaveiro #cafesdeaveiro #mochaccino #brasileirosemportugal #viveremportugal #amarportugal #amar_aveiro #wonderlustportugal

A post shared by Voo Junto (@voojunto) on


5. Cais 3

Ainda pelo canal do Cojo, quase em frente ao shopping Fórum Aveiro, fica o Cais 3.

Dos citados aqui, talvez seja o com menos carinha de Pinterest. Ou seja, não é hipster, mas ainda é bonito e agradável.

Só provei do cappuccino, muito bem feito, mas a pastelaria me deixou com vontade de voltar. Por falar em vontades, os pratos de almoço também pareciam apetitosos.

A esplanada é uma boa pra quem vem curtir uma tarde de verão por esses lados. Uma parada antes ou depois do passeio de Moliceiro.


6. Detalles

O Detalles é difícil de descrever. Como o próprio espaço anuncia, são “conceitos improváveis”.
Pense em uma mistura de café, bistrôzinho e empório. Mas também uma lojinha de roupas, acessórios e pequenos mimos.

O espaço interno (foto) é bem agradável e colorido. Já a Esplanada também dá para o Canal do Cojo – mas nesse caso perto do Cais da Fonte Nova.

Como vários dos lugares que citamos, serve tapas, muffins e beliscos do gênero.

A casa também oferece quiches, sopas e saladinhas no almoço, além de workshops ocasionais.


7. Coffeebreak

Um pouco mais “afastado” do centro histórico, está o Coffeebreak. Nós passamos por ele várias vezes no caminho do Glicínias Plaza, mas nunca havíamos parado. Até que o Gustavo esbarrou nesta matéria.

Era verão, estava sol e calor e a gente havia almoçado há pouco – por isso não provamos os famosos pães recomendados no texto. Mas mesmo assim, animamos para ir até lá provar o tal do cappuccino com desenhos bonitos. O sabor estava à altura do prometido e o ambiente é de fato uma graça.

Com certeza voltaremos para provar outras coisas!

Sem contar que o espaço parece bem confortável para quem precisa mudar os ares para trabalhar.

Pois é. Essa é uma das coisas que ficamos de olho, quando fazemos esse tipo de lista. Se o lugar é espaçoso, o som ambiente, se tem tomadas disponíveis e também wifi pra quando necessário.

O Gustavo não se sente tão produtivo quando trabalha na rua, mas eu preciso disso de tempos em tempos.

Trabalhando de casa, chega um momento em que o meu cérebro faz greve até que eu vá pra outro lugar. Nem que seja por uma horinha.

Essas cafeterias são o meu refúgio.


 

8. A Mulata

Esse é contribuição de uma amiga local, que me convidou a tomar um café por lá. O Gustavo ainda precisa conhecer!

Pertinho do Museu de Aveiro, A Mulata é um espaço aconchegante e ideal pra quem quer dar uma desacelerada.

Creio que até daria para levar o computador, mas eu me vejo mesmo é passando algumas horas com um livro gostoso, comendo bolo e bebendo um chá bem quentinho.


9. Charles Coffee Point

O Charles Coffee Point fica pertinho do parque Infante Dom Pedro e foi a nossa parada durante um café da manhã. O sumo (como chamam o suco por aqui) de laranja e tosta mista vieram tão bem servidos que precisamos deixar as bonitas queijadinhas para outra visita.

Pois é. Pode parecer bobagem, mas esta foi uma das minhas descobertas aqui: queijadinhas podem ter um universo à parte. Os sabores vão muito além da tradicional com côco.

Ah! Foi um dos atendimentos mais simpáticos dessa lista – a concorrência, nesse aspecto, é alto nível.


10. Loja do Chá

A Loja do Chá já estava na nossa mira, mas acabei indo sem o Gustavo porque uma colega marcou de me encontrar por lá. Ela imaginou que eu fosse gostar e acertou em cheio!

O espaço fica na Rua Combatentes de Guerra, perto da tradicional Confeitaria Peixinho e é uma boa parada pra quem precisa de um local para boas conversas. As misturas são a especialidade da casa e chega a ser difícil de escolher entre tantas e tão cheirosas opções.

Eu fui de Brisa de Verão, mais cítrico, e gostei bastante. O clima ainda estava quente e mesmo assim a escolha caiu bem.

Para além disso, a Loja do Chá serve almoços (que foram bem recomendados!), bombons e outros docinhos de encher os olhos.


Opções de cafetarias em Aveiro não faltam…

Sério, isso é só uma amostra.

Só coloquei por aqui os lugares que nós já visitamos e gostamos. E nem todos couberam no post.

Eu ainda guardo uma lista de pelo menos 5 cafetarias que eu quero muito ir – só considerando o centrinho. Fora os tantos outros que ainda virei a conhecer.

Jamais entenderemos o motivo daquela lista ter o McDonalds, mas fica a contribuição para mudar isso!

Inclusive, se você tiver algum outro pra indicar, coloca aí nos comentários! Ficaremos felizes em saber!

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *